Qual a importância de ter um bom vídeo institucional?

Atualmente, uma das principais preocupações das empresas é se manter relevante no mercado cada vez mais saturado. Algumas, inclusive, fazem questão de deixar claro seu posicionamento, sua missão e valores para atrair e conquistar seu público alvo. Entretanto, essa pode ser uma estratégia bem ousada e é importante fazer isso de forma atraente. Quer saber como? Veja nesse artigo o que um bom vídeo institucional pode fazer pela sua empresa!

 

Vídeo institucional? Ficar contando a história da empresa, isso não é uma ferramenta um pouco ultrapassada? Não! Muito pelo contrário.
Hoje, os vídeos configuram mais de 50% do tráfego da internet. Então é o momento certo de fazer essa aposta e pode ser a solução certa para sua empresa.
Como? Você vai entender melhor isso logo a seguir

 

O que é um vídeo institucional?

 

Também chamado de vídeo corporativo, o vídeo institucional é uma ferramenta usada pela comunicação para apresentar ao mercado a infraestrutura da empresa e sua atuação, bem como sua história equipe, etc.
É um material disponibilizado no próprio site da empresa, divulgado em suas redes sociais e que também pode ser usado em apresentações e eventos, tanto para colaboradores quanto para clientes e parceiros.
Porém é preciso ter em mente que mais do que apresentar a empresa ou um produto, a produção deve cativar! Esse é o segredo para ter um material com narrativa forte e persuasiva.

 

Mas por que é uma boa estratégia? Em uma única palavra: resultado.

 

Qualquer investimento em marketing digital visa bons resultados para a empresa e, entre os objetivos principais estão:

  • Aumentar/fortalecer o valor da marca no mercado
  • Ampliar o volume de vendas

E o vídeo institucional pode gerar bons resultados pela sua empresa porque:

A maioria das pessoas prefere assistir a ler

Principal emente quando o assunto é mais complicado, pouco interessante ou para o qual elas não desejam investir muito tempo.

 

Transmite emoções

 

Com a produção de vídeos é maior a chance de prender a atenção, despertar o interesse e despertar emoções em quem assiste. E mais fácil provocar identificação. Ou seja, mais do que “cutucar” o nível intelectual, uma produção audiovisual atinge com mais facilidade o lado emocional.

 

Ajuda muito na decisão de compra

 

Mais de 90% dos consumidores confessam não resistir e fazer uma compra após assistir a um vídeo que mostre o produto ou serviço no qual está interessado.

 

É um recurso que ajuda nos mecanismos de busca

 

Além de facilitar a conquista de novos clientes, o vídeo institucional pode fazer seu site a ter mais chance de aparecer entre nos primeiros resultados nas buscas na internet. Isso porque o algoritmo do Google também avalia o tempo de permanência que cada um permanece na página.

 

É um diferencial

 

Apesar de estar em evidência, sendo muito usado nas estratégias de marketing, ainda são poucas as empresas que investem tempo e dinheiro para produzir vídeos institucionais.
E, muitas das que possuem, nem todas têm conteúdo atraentes e de qualidade.

 

É estratégia nas mídias sociais

 

Vídeos inspiradores, bonitos, engraçados e curiosos são muito compartilhados nas redes sociais. E quanto mais compartilhamento, melhor para o fortalecimento da marca!

 

E como fazer um ótimo vídeo institucional?

 

Se você já pensou em milhares de coisas e informações que deseja inserir no vídeo, vá com calma. Veja a seguir algumas dicas importantes para produzir vídeos com uma narrativa marcante.

 

Defina o objetivo do vídeo institucional

 

Apenas vender ou fortalecer a imagem da marca? É importante estabelecer esse objetivo, pois ele vai direcionar toda a produção do vídeo.

 

Seja curto e objetivo

 

Não é uma produção de vídeos cinematográficos ou séries, que as pessoas vão passar muitos minutos assistindo. Se atente ao fato de que seu material deve conquistar e não ser rejeitado por quem está assistindo.
Por isso, defina um tempo de duração necessário, relativamente curto, mas suficiente para transmitir o conteúdo de forma clara, firme e convincente. Nada de ficar dando voltas ou colocando muitos enfeites. Seja o mais objetivo possível para evitar distrações ou desinteresse.
Facilite o entendimento e motive o público a assistir até o final.

 

Selecione as informações e escreva um roteiro

 

Para ser objetivo e direto você precisa, primeiro, selecionar as principais informações que deseja transmitir.
Pense em um início, meio e fim em uma narrativa lógica capaz de prender a atenção de quem está assistindo. Evite clichês, frases vazias e termos muito técnicos.
Criar um roteiro simples e interessante é fundamental para cativar e converter.

 

Conte uma história

 

Uma boa narração e uma ótima escolha de trilha sonora são pontos fundamentais na produção de vídeos. Entretanto, pessoas tendem a prestar mais atenção quando se conta uma história. Use o conceito de storytelling para conquistar e engajar quem está assistindo.
Analogias, personagens e bom humor são elementos de uma história que facilitam o entendimento das pessoas, muito mais do que fatos e dados contados de qualquer maneira.

 

Escolha uma boa na trilha sonora

 

Já percebeu como a trilha sonora dá o tom de um filme? Pois é! Escolha a música do vídeo institucional de acordo com a ideia que deseja transmitir. É um conteúdo mais apelativo? Opte por uma música emocionante que sugira a ideia de superação. É diversão? Prefira um rit mais animado, dançante.
E por aí vai!

 

Não tente fazer um viral

 

O objetivo é envolver, cativar, provocar emoções e identificação, porém não se preocupe em fazê-lo se tornar um viral. Se tiver muitos compartilhamentos nas redes sociais, maravilhoso! Mas não deixe que isso se torne o foco principal.
Para isso você pode produzir outros tipos de conteúdos.

 

Use Call to Action (CTA)

 

O que é isso? Aquela, já famosa, chamada para uma ação. Mande uma mensagem, visite nosso site, deixe um comentário, compartilhe essa informação, preencha o formulário, faça uma doação, etc.
Termine o vídeo institucional com uma frase no imperativo, chamando o espectador a realizar a ação que você almeja. Isso vai intensificar o objetivo do conteúdo na cabeça da pessoa que está assistindo.

 

Gostou do nosso conteúdo?

 

Nesse artigo você viu que o vídeo institucional é, atualmente, uma ótima estratégia de marketing digital para atrair e cativar o seu público alvo. Viu também que, quando muito bem produzidos, podem se tornar memorável gerando resultados incríveis para sua empresa. Independente se o seu objetivo é apenas fortalecimento da marca ou aumento das vendas.
E, como bônus, teve acesso às principais dicas de como produzir um bom vídeo institucional.
Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui!