Transmissão streaming: o que é, e como fazer

A maioria das pessoas querem obter informações com mais rapidez, essa pressa por fazer tudo com menor tempo se tornou maior por causa da era digital atual. Ter que fazer o download de conteúdo hoje em dia é considerado algo ultrapassado, já que a transmissão streaming chegou para facilitar os processos e tornar tudo mais prático.

 

O streaming é uma tecnologia usada para fornecer conteúdo pela internet em tempo real, ou seja, ao invés de ter que baixar um arquivo a pessoa acessa na mesma hora o conteúdo. A transmissão streaming transmite dados – geralmente áudio e vídeo, que permite que os destinatários comecem a assistir ou a ouvir imediatamente.

 

Essa é uma das maneiras mais rápidas de obter o conteúdo na internet. Diferentemente do download com o streaming você começa a ter acesso antes que o processo esteja totalmente concluído, sendo assim, não é preciso esperar o download terminar para ver o vídeo, bastando apenas entrar no site para utilizá-lo.

 

Esta é uma das principais vantagens da transmissão. Além disso, ele se adequa ao tipo de capacidade de internet que a pessoa possui, com uma qualidade um pouco abaixo, mas sem interferir no desempenho, evitando problemas de travamento. Quer saber mais? Acompanhe o texto!

 

Como funciona?

 

Muitas grandes empresas estão interessadas em usar streaming para melhorar seus serviços. As plataformas de redes sociais estão investindo muito fortemente o para incorporar o recurso de transmissão ao vivo. A utilização em massa de streaming ao vivo é apenas o começo, e há muito crescimento nesse segmento.

 

Para oferecer uma transmissão streaming é preciso ter uma conexão de internet relativamente rápida – o nível de velocidade dependerá também do tipo de mídia que você está transmitindo. Por ser um conteúdo acessado em tempo real, após o término da transmissão ele não ficará salvo no computador e será apagado depois.

 

Para exemplificar o streaming temos a Netflix, os usuários pagam uma taxa mensal para assistir filmes e séries, podendo acessar nos mais variados dispositivos e a qualquer hora. Quase todas as mídias que assistimos ou ouvimos online – como o YouTube ou a Netflix – são entregues aos nossos dispositivos usando a tecnologia de streaming.
Há também uma grande variedade de serviços de música em streaming, incluindo Spotify, e Deezer, essas plataformas dão acesso instantâneo a um catálogo de músicas armazenadas na nuvem. Dessa forma, você não precisa armazenar música em seu PC ou telefone.

 

Por que investir na transmissão streaming?

 

O aumento do uso de dispositivos móveis exige uma nova tecnologia

 

A maioria das pessoas usam smartphones para uma série de atividades diárias, por isso, há um número maior de pessoas conectadas, o que está alimentando o uso de aplicativos baseados em dados, incluindo a transmissão de vídeo.

 

Com esse aumento de demanda vem um aumento na oferta, e os desenvolvedores de aplicativos estão constantemente se esforçando para desenvolver serviços de transmissão ao vivo.

 

Internet mais veloz permitem que os aplicativos de transmissão ao vivo evoluam

 

Os smartphones e os tablets conseguem gerar mais tráfego de dados através da internet disponibilizada pelas operadoras, gerando quase três vezes mais tráfego de dados do que seus equivalentes 3G.

 

A melhoria dos smartphones eleva o uso de dados de forma imensa e, à medida que emergem redes mais rápidas e fortes, os aplicativos estão evoluindo para melhor funcionar. Os aplicativos de transmissão streaming estão em constante evolução e a oportunidade para que empresas usem esta ferramenta só cresce, já que há recursos que colaboram para oferecer um ótimo desempenho.

 

Além disso, os usuários de vídeo online mostram maior engajamento ao assistir vídeos ao vivo tornando-se uma ótima publicidade e oportunidade de promoção. A exibição ao vivo permite que as marcas compartilhem um grande volume de conteúdo com seu público, desde a filmagem de bastidores até a forma de uso de produtos.

 

O que significa que as empresas podem trazer o conteúdo para o público muito mais rápido do que com o uso das ferramentas de marketing tradicional. Os vídeos fazem com que o seu público se sinta mais conectado com a marca.

 

Benefícios da transmissão streaming para cursos e treinamentos online.

 

A tecnologia desempenha um papel importante na educação. A transmissão ao vivo funciona como uma ferramenta eficaz neste setor.
O educador pode usar a transmissão streaming, para uma lição, demonstração ou atividade que poderia ser mostrada ao vivo, talvez nem todos os seus alunos estejam em sua sala de aula ao mesmo tempo em que você gostaria que eles pudessem compartilhar algo específico, como uma experiência científica ou uma técnica artística. Ou, você deseja se conectar com uma sala de aula em algum outro lugar do mundo e está procurando uma boa maneira de colaborar.
A área da educação hoje possui uma poderosa tecnologia ao alcance de suas mãos e, usando plataformas bem conhecidas, podem transmitir lições e eventos em suas escolas, permitindo que um público mais amplo observa e até participe. A tecnologia de transmissão também permite aos educadores trazer assuntos e eventos de todo o mundo, o que pode criar experiências de aprendizado atraentes.

 

Conheça as vantagens:

 

Redução de custo

 

Utilizar a transmissão ao vivo pode colaborar para reduzir drasticamente os custos com o ensino, mesmo que os sites de transmissão cobrem uma assinatura por seu serviço, isso ainda será significativamente menor do que o custo da educação presencial. Além disso, há taxas auxiliares para pagar e custos de transporte. Em suma, um aluno gastará muito mais investindo em uma educação tradicional.

 

Com a transmissão ao vivo, por outro lado, o maior custo será o gasto mensal da Internet e da eletricidade, o que contribui para que todos possam ter acesso ao conteúdo.

 

Interatividade

 

O streaming pode também levar mais interatividade aos conteúdos. Ensinar ao vivo permite a interação, além da experiência compartilhada. Pense no Facebook Live, nesta plataforma os usuários ao vivo podem “curtir” e “comentar” nos seus vídeos favoritos.
Eles também podem compartilhá-los. Os usuários podem estar em qualquer lugar do mundo. Com a transmissão ao vivo, professores e alunos podem ter interações face a face, independentemente da sua localização geográfica. Os espectadores em uma transmissão streaming podem fazer perguntas ao professor através do chat, enquanto observam a lição.

 

Os vídeos podem ser posteriormente compartilhados pelos alunos, além disso, outros professores podem avaliar e dar sugestões ao educador, e o material pode ser comentado, como no Facebook Live. Com a transmissão ao vivo, os alunos podem “chegar além das paredes de suas salas de aula para interagir com outros alunos, outros professores e especialistas.

 

Acessibilidade

 

A acessibilidade foi um dos maiores benefícios da transmissão streaming. Qualquer pessoa que tenha uma conexão adequada pode se conectar e se tornar parte da comunidade. Não há regras difíceis de aderir ao assistir o conteúdo.

 

Plataformas

 

Facebook Live
Veja como usar o Facebook Live para transmitir um vídeo para uma página ou grupo do Facebook. Usando um dispositivo móvel e logado no Facebook, com a Página ou Grupo que você estará transmitindo (você deve ser um administrador), selecione o campo para criar uma nova postagem.
Crie um título e todos os detalhes ou descrição e, em seguida, selecione Ir ao vivo. Há uma pequena contagem regressiva antes de começar a gravar. Tanto os professores como os administradores devem usar tags ao descrever seus vídeos do Facebook Live, para que alunos, educadores, pais e alunos do mundo todo possam encontrar vídeos relevantes.

 

Skype na sala de aula
Com o Skype na sala de aula, você pode “encontrar, criar e compartilhar uma lição”, em uma plataforma que é realmente uma comunidade online. Ela permite que milhares de professores se conectem com outros educadores e troquem experiências em todo o mundo.
Ele usa essencialmente a mesma plataforma Skype gratuita, que permite uma conta de usuário segura em ambas as extremidades da conexão.

 

YouTube Live Streaming
Muitas organizações e centros educacionais escolheram o YouTube para criar um canal e exibir vídeos ao vivo de seu conteúdo. Um bom exemplo que pode ser uma oportunidade educacional única.
Ao procurar opções no YouTube, procure o ícone vermelho “Live Now” nas suas opções de pesquisa. Isso significa que há um fluxo contínuo nesse mesmo momento. Você também pode criar seu próprio canal e usar o YouTube como sua plataforma para transmissão ao vivo. Para obter mais informações sobre como configurar seus próprios vídeos, visite o site do YouTube.